Vinculado a atividades de Ensino da UNILA, o Poéticas do ENTRE realiza uma série de rodas de conversa com artistas e pensadores importantes para a pesquisa em Artes.

O primeiro convidado foi “Tio Virso”: Vilson André Moreira Gonçalves, divulgador científico e administrador da página História da Arte com o Tio Virso, é graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela UEPG e doutor em Comunicação e Linguagens pela UTP. Desde 2008 trabalha como arte-educador na educação básica e no ensino superior, dedicando-se desde 2019 à democratização do conhecimento científico em história da arte nas redes sociais.

Link para assistir a gravação do encontro:

https://youtu.be/9HDsvh6D6mY

A segunda convidada foi Juma Pariri, artivista cênica, realizadora audiovisual, professora indisciplinar, produtora e pesquisadora cultural anti-colonial. Juma é doutoranda em Teatro na UDESC com a pesquisa “Até o fim do mundo: povos originários de Abya Yala, performances, pedagogias e (imagens) políticas possíveis em perspectiva anti-colonial” e é também técnica em agroecologia (2020-SERTA/PE). Integra @s coletiv@s indígenas Retomada Kariri, Associação Wyka Kwara e Associação dos Índios Cariris do Poço Dantas-Umari. Acredita que é necessário desescolarizar para descolonizar, e vice-versa, com dignidade rebelde pela justa causa amorosa. Esta conversa aconteceu em parceria não só com a disciplina “Arte como pesquisa”, mas também com a disciplina “Terceira Margem Guarani”, ministrada pelo Prof. Mario Ramão, que participou do encontro juntamente com os estudantes do componente.

Link para assistir a gravação do encontro:

https://youtu.be/l1QSGeMEDIA